Alimentação na diabetes: 10 dicas de como deixar o seu cardápio mais saudável

24 de novembro de 2022

Durante os exames de rotina você descobriu ser uma pessoa diabética? Calma que isso não é motivo de pânico. Apesar de ser uma doença crônica, atitudes simples ajudam a mantê-la controlada. Com o acompanhamento certo, você consegue viver uma vida normal e ativa. Vale ressaltar que a alimentação adequada é primordial para manter a diabetes equilibrada, por isso, a Humana lista 10 dicas de como deixar seu cardápio mais saudável.

Mas antes, que tal entender um pouco mais sobre a diabetes? Trata-se de uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Se não tratada, pode ocasionar danos a outros órgãos.

Existem quatro tipos principais de diabetes: tipo 1, tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes. A principal é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.

O principal tratamento, bem como prevenção, é alterações no estilo de vida, na dieta e na realização de atividades físicas. No entanto, dependendo do caso, alguns medicamentos também são prescritos.

Como deixar o cardápio mais saudável

  1.     Coma mais frutas e vegetais;
  2.     Reduza o consumo de açúcar e processados;
  3.     Evite excesso de sal na comida. Opte por temperos mais naturais, como ervas;
  4.     Escolha carboidratos mais leves, como laticínios, frutas e alguns legumes;
  5.     Coma menos carne vermelha processada;
  6.     Escolha gorduras saudáveis e evite usar óleos no geral. Tente grelhar ou cozinhar a vapor;
  7.     Não exagere nas bebidas alcoólicas mesmo se for fim de semana;
  8.     Coma mais vezes ao dia lanchinhos saudáveis. Não fique muito tempo sem se alimentar;
  9.     Você não precisa ter medo dos alimentos, basta saber dosá-los. Coma bem, com variedade e de forma inteligente
  10. Consulte um profissional em nutrição para ter acompanhamento adequado

Importância do nutricionista para diabéticos

Da mesma forma que a diabetes não é igual para todo mundo, a alimentação segue a mesma premissa. Dessas dicas, pode ser que uma ou outra não se enquadre ao seu caso, por isso é importante contar com o acompanhamento de um nutricionista.

Quando um paciente é diagnosticado com diabetes, é necessário iniciar os tratamentos multidisciplinares rapidamente, incluindo o acompanhamento nutricional. Comer bem é a principal maneira de gerenciar a glicemia, assim, o profissional fará uma dieta específica para o seu caso.

Além de regular a saúde de forma geral, vai possibilitar a redução de medicamentos a serem tomados dia a dia. Para isso, o plano alimentar deve ser acompanhado, com cardápio elaborado individualmente, adequado ao tipo de diabetes. Com isso, será possível se alimentar com mais opções, na frequência e quantidade adequadas.  

Conte com os profissionais da Humana 

A Clínica Humana é especialista em cuidar de você, por isso oferecemos várias especialidades de atendimento. Você consegue fazer seu tratamento da diabetes ao lado de profissionais qualificados em várias áreas de atuação, inclusive em nutrição.

Já estamos atendendo em Várzea Grande. Entre em contato, tire dúvidas e conheça nosso espaço.

Blog Humana

Trabalhe Conosco

Para fazer parte da nossa equipe, envie seu currículo através do formulário abaixo, entraremos em contato!